RESENHA: TODO DIA - DAVID LEVITHAN






Título: Todo Dia

Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção Juvenil
Ano: 2013
Páginas: 280
Nota: 5 Estrelas


Sinopse: Toda manhã, A acorda em um corpo diferente, em uma vida diferente. Não há qualquer aviso sobre quem será ou onde estará em seguida. De menina a menino, rebelde a certinho, tímido a popular, saudável a doente; A precisa se adaptar.

Já se acostumou com isso e criou algumas regras para si. Primeira: nunca se apegar; segunda: jamais interferir. E tudo corre bem... até que A desperta no corpo de Justin e conhece sua namorada Rhiannon.
A partir desse momento, as regras pelas quais tem vivido não fazem mais sentido. Por que, finalmente, A encontrou alguém com quem quer ficar; dia após dia, todo dia. Mas como esperar que uma pessoa que sempre viveu uma vida normal possa entender a realidade de A? Ou até mesmo acreditar nela?
Enquanto lutam para se reencontrar a cada 24 horas, ambos enfrentam seus próprios demônios, superar suas limitações e redefinir suas prioridades. Rhiannon conseguirá ficar com alguém que muda a cada dia? E até onde A acha justo (ou ético) interferir na vida de quem habita? Mas, principalmente, o amor pode mesmo vencer qualquer barreira?

Resenha: O livro conta a história de "A" que não tem corpo e que há 16 anos acorda em um corpo diferente, com uma história diferente e não sabe o porquê isso acontece com ele ou se tem mais alguém como ele no mundo.
      "A" não tem como saber quem será seu próximo hospedeiro ou em que situação ele estará no dia seguinte, a única coisa que sabe é que nunca viveu e acordou duas vezes no mesmo corpo e que seus hospedeiros têm a mesma idade que ele (atualmente 16 anos).
     Tudo começa a mudar quando “A” acorda no corpo de Justin, um adolescente meio arrogante, que não dá valor as pessoas que estão a sua volta, principalmente à sua namorada, Rhiannon.
     Quando “A” conhece Rhiannon ele encontra alguém por quem vale à pena se arriscar e lutar todos os dias, após algum tempo ele decide contar tudo sobre ele para ela, o que ele é, e o pouco que sabe sobre si mesmo. No começo ele fica meio relutante, afinal não é uma tarefa nada fácil fazer com que uma pessoa acredite que possa existir alguém que viva nas condições dele, porém mesmo assim resolve falar e tentar fazer com que eles tenham uma chance de serem felizes.
    
     É uma história dentro de várias histórias, com uma trama muito boa. O mistério que gira em torno da vida de "A" é o foco do livro e faz com que o leitor não queira deixá-lo pela metade.
     O escritor aproveita dessa "habilidade" do personagem (de acordar todo dia em um corpo diferente) para embutir uma crítica na história sobre o modo de vida das pessoas, os relacionamentos, opção sexual, obesidade, o relacionamento entre pais e filhos, religião e o mundo que se passa na cabeça dos adolescentes.
      "A" vai aprender que em sua condição, se apaixonar e manter um relacionamento esta fora de cogitação, além de descobrir que não esta totalmente só nesse seu mundo de aventuras.
     Escrito por
David Levithan e lançado no Brasil pela Galera Record, TODO DIA é um livro que veio para quebrar tabus e abrir a mente, não só dos jovens e adolescentes, como dos adultos também.
     Com certeza recomendo a leitura desse livro, é bem leve e fácil, basta o leitor ter um olhar um pouco mais crítico para entender as críticas feitas pelo autor, tanto as explícitas quanto as que foram colocadas nas entrelinhas. 

“Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos. Sei que é difícil as pessoas fazerem isso, mas não entendo por que é tão complicado, quando é tão óbvio”.  Pág. 123

Caso você já tenha lido, deixe nos comentários o que achou e se concorda com o meu ponto de vista.
Sugestões e críticas também são válidas.



Post Relacionados

RESENHA: TODO DIA - DAVID LEVITHAN Unknown Rating: 5 quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Nenhum comentário: